Dicas de como usar cores na decoração de interiores

Inicio » Blog » Dicas de como usar cores na decoração de interiores
11 de julho de 2018 / Publicado em Decoração
Uma das tarefas mais complicadas na decoração é escolher e saber combinar as cores que irão dar harmonia em cada ambiente da casa. A definição das cores vale desde as paredes, móveis até os objetos e peças de decoração.

Para tornar essa tarefa mais prática, a dica perfeita é criar um esquema de cores. Que é basicamente a composição de cores usada em um ambiente. Pensando nessa composição desde o início, será possível gerar um resultado final mais harmonioso na hora de decorar a casa, já que um dos erros mais comuns ao escolher cores dos elementos, é tomar a decisão sem pensar no conjunto total, desconsiderando o equilíbrio final.

Não se trata apenas de uma questão de gosto pessoal, já que um esquema de cores de sucesso exige certo conhecimento e também experiência. Pois as regras de utilização das cores são amplas e até mesmo complexas.

Como criar um esquema de cores para decorar?

O primeiro passo é saber classificar as cores em suas diferentes categorias como por exemplo: cores frias, quentes, neutras, fortes, fracas, etc. Em seguida, descobrir a sensação que cada cor de interesse pode transmitir. Essas informações irão ajudar bastante na escolha e farão toda a diferença para criar personalidade e energia certa em cada ambiente da casa.

O esquema de cores não exige necessariamente uma quantidade mínima ou máxima de cores, utilize o esquema conforme o objetivo de equilíbrio final que você espera para o ambiente da casa. Cada ambiente pode receber um esquema diferente ou até mesmo um esquema geral para toda a casa.

Saindo da teoria até a prática...

Com seu esquema de cores definido para os ambientes é hora de botar a mão na massa. Divida cada ambiente em Macro e Micro, ou seja, das paredes aos objetos.

A base da decoração são as paredes e pisos, portanto a escolha dos materiais que serão utilizados nessa etapa é tão importante como as cores, pois podem transmitir diferentes sensações. Defina os materiais que serão utilizados ou que já existam no ambiente e escolha a cor ideal, com base em seu esquema, para dar o equilíbrio justo para atingir os resultados desejados para aquele ambiente.

Para evitar erros, dê preferência para cores neutras que são básicas em qualquer decoração. Mas dependendo do ambiente, escolha uma ou duas paredes para ousar com uma cor mais quente e forte para dar aquele toque de personalidade único para sua casa representando o seu estilo.

Se as opções de cores na Macro forem em grande parte os tons mais neutros, então, no Micro, os elementos da decoração como objetos, quadros, almofadas, etc, devem de preferência utilizar as cores mais fortes. Mas sempre tendo em conta fazer uma combinação harmoniosa. Lembre-se que os objetos dão o toque final na decoração.

Outra dica essencial é buscar a criação de contraste na utilização das cores no ambiente. Por exemplo, não escolha materiais e cores nos mesmos tons para ajudar  a destacar objetos da decoração e evitar um resultado de visual enfraquecido. Mas claro, tudo com muito equilíbrio e sem exageros.
  • Pin It
Tags:
TOP
  WHATSAPP